O Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) emitiu na noite desta segunda-feira (21) nota de repúdio, endossada pela Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), contra a atitude do gestor de futebol do Rio Branco FC, desportista Carlinhos Farias.

O gestor é acusado pela repórter Lilian Costa Lima (TV Acre/Rede Globo) de cercear a liberdade de imprensa durante sua pauta na tarde desta segunda-feira (21), no CT do José de Melo.

A jornalista explicou no Boletim de Ocorrência que fazia uma entrevista com um torcedor presente ao CT do José de Melo, quando o gestor teria ficado chateado com uma pergunta realizada por ela ao entrevistado. Lilian explica ainda que, irritado, o gestor o acusou de fazer um jornalismo tendencioso, assim ficando constrangida perante os torcedores presentes.

VEJA ABAIXO A NOTA EMITIDA PELAS ENTIDADES DE CLASSE

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre – Sinjac e a Associação dos Cronistas Esportivos do Acre – Acea, por meio de seu representante, presidente Victor Augusto Nogueira de Farias e Alberto Rodrigues Casas, vem a público REPUDIAR a atitude antiética, caluniosa, machista e com práticas de censura do diretor do Rio Branco Futebol Club, Carlinhos Farias com a jornalista membro da diretoria deste Sindicato, Lilian Costa Lima, na tarde desta segunda, 21.

Impossível calar-se diante de tentativa de censurar a jornalista, de intimidar por ser mulher e caluniar a mesma por não questioná-lo conforme o mesmo queria, acusando a mesma de tendenciosa e impedindo a execução de seu trabalho. Como uma pessoa que se diz estudada e de convívio quase que diário com a profissional, que lida todos os dias com todos os meios de comunicação, tenta impedir o trabalho da profissional por não se agradar dos questionamentos. O Sinjac e a Acea não ficarão calados diante de tal fato. Já estamos tomando as medidas jurídicas cabíveis contra o diretor que praticou tal ato contra está e outras profissionais.

É lamentável que tal fato tenha ocorrido. Hipotecamos todos os votos de solidariedade à jornalista caluniada e ratificamos que isso não passará despercebido, e que as autoridades tomarão conhecimento do ocorrido.

As entidades de classe REPUDIAM tal ação tomada por um diretor de clube que deveriam representar uma agremiação esportiva e de seus torcedores, assim como buscar fortalecer a relação com a imprensa, que tem sido parceira por anos de todas as entidades esportivas do Estado do Acre.

Rio Branco, 21 de Maio de 2018.

VICTOR AUGUSTO NOGUEIRA DE FARIAS

Presidente SINJAC

ALBERTO RODRIGUES CASAS

Presidente ACEA