Campinas, SP, 12/12 (AFI) – Este mês de dezembro é especial para os cronistas esportivos do interior paulista: Fará um ano da criação da ACEISP – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo. Em assembleia realizada no dia 29 de dezembro na sede da ACI – Associação Campineira de Imprensa, cerca de 40 cronistas fundaram a entidade.

A criação de uma entidade para representar os interesses dos cronistas esportivos do interior paulista era um antigo anseio destes profissionais, principalmente nos últimos anos quando a ACEESP, única entidade estadual da categoria, praticamente abandonou os cronistas do interior, além de cobrar valores elevados para realizar o credenciamento que, algumas vezes, chegava a inviabilizar ao trabalho de algumas emissoras de rádio do interior paulista.

“Houve um problema em Campinas com os cronistas Elias Aredes e Washington Melo sendo proibidos de trabalhar no Guarani. O Luiz Ademar, então presidente da ACEESP, veio a Campinas e não fez nada. Tratou o caso com completo desdém. Acredito que está omissão do Luiz Ademar foi a gota d’água para formalizarmos a criação e estruturação de uma entidade para representar os interesses dos cronistas esportivos do interior paulista”, explica Sérgio Carvalho, presidente da ACEISP e que já presidiu a ACEESP e a ABRACE.

E maio, a ACEISP já participou ativamente do 42º Congresso de Cronistas Esportivos realizado em Brasília, sendo a única entidade paulista reconhecida pela ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos.

Para o próximo ano, a ACEISP já está preparando mais novidades para os cronistas do interior, principalmente realizando o credenciamento por preços dignos e que estejam dentro da realidade financeira da imprensa do interior paulista.

Além de cursos profissionais, a ACEISP está buscando parcerias com hotéis, locadoras de veículos e outros setores do comércio para que haja desconto para os cronistas do interior paulista.

“O interior de São Paulo tem 644 cidades e vamos tornar a ACEISP a maior e mais estruturada entidade de cronista esportivo do Brasil”, promete Sérgio Carvalho.