O 42º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos promovido pela ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos e pela ABCD (Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos) no último final de semana – de 26 a 29 de maio, foi um enorme sucesso. Presença de representantes de todas as Associações filiadas além de Gabriel Cazenaves (presidente da AIPS -América), Ernesto Ortiz e Vicente Dattolo (integrantes do Comitê Executivo da AIPS (Associação Internacional de Imprensa Esportiva, que tem sede na Suiça e filiais em várias partes do mundo). A organização foi perfeita graças a competência do presidente da ABCD, Kleiber Beltrão. Mesmo com a enorme crise vivenciada por nosso País, ele superou tudo com muita garra e despreendimento e organizou um dos melhores Congressos da Abrace em todos os tempos. Os presentes foram todos muito bem acomodados num Hotel cinco estrelas (o Windsor Plaza) e fizeram várias de suas refeições fora dali. Um dos pontos altos foi o passeio de barco pelo Lago de Paranoá, no fim de tarde e inicio de noite do sábado, dia 28,, quando foi servido um jantar e os integrantes da comitiva puderam conhecer aquela importante atração turística da capital federal.

Diretoria-Materia_002_1200

No primeiro dia de Congresso o presidente da ABRACE,  Aderson Maia, utilizou a manhã para um diálogo com os representantes das associações estaduais. À tarde desse mesmo dia os dirigentes da AIPS puderam falar e dar sua mensagem, dizendo entre outras coisas que “a AIPS- América só reconhece a ABRACE como verdadeira representante da crônica esportiva brasileira independente da existência hoje de uma entidade concorrente no Brasil. Isso vem super valorizar a ABRACE e mostrar que no campo internacional ela é realmente a Associação que representa o jornalismo esportivo de nosso País. Ficou evidente também que o cronista esportivo brasileiro que quiser ser credenciado pela AIPS para cobrir competições internacionais poderá receber seu credenciamento através da ABRACE no momento que precisar. Aderson Maia soube fazer esse entrosamento com essa entida de internacional, que tem sua sede na Suíça e filiais nas mais variadas regiões do planeta, entra as quais está a Coreia do Sul, que promoverá proximamente um Congresso Internacional de Cronistas Esportivo na cidade de Seul.

No segundo dia de Congresso houve debates pela manhã, quando representantes das associações filiadas puderam falar um pouco sobre elas. À tarde, Aderson Maia colocou em votação a escolha a sede do 43° Congresso da Abrace que será realizado em 2017. Por unanimidade foi escolhida Fortaleza, no Ceará, cidade onde o atual presidente da ABRACE que, em março do ano que vem fará sua despedida da presidência depois de mais de uma  década de excelente trabalho. Caso a capital cearense não possa promover o evento naquela oportunidade, o evento será realizado no Estado da Paraíba. Serão três dias de Congresso ao invés de quatro como aconteceu em Brasilia (para diminuir os custos). A definição dos dias será feito proximamente mas já ficou decidido que será na última semana de março de 2017. Antes destas decisões o Conselho Fiscal da ABRACE apreciou e aprovou sem restrições as contas da entidade. O plenário foi então convocado para aprova-las ou não. Cada representante de associação estadual foi chamado nominalmente e, no final, elas foram aprovadas por unanimidade.

Durante as manifestações dos delegados de cada Associação, o presidente da ACEISP – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo, Sérgio Carvalho, apresentou detalhes sobre a fundação da entidade caçula vinculada a ABRACE. Houve várias manifestações altamente positivas dos presentes que aprovaram integralmente a fundação dessa nova entidade que nasceu para atender os cronistas esportivos do interior do Estado de São Paulo, que possui uma das maiores concentrações de profissionais de rádio, televisão e jornais de todo o Brasil. Tudo indica, segundo o presidente Aderson Maia, que em breve, a ACEISP será uma das mais importantes filiadas da ABRACE no que se refere ao seu peso político e ao seu número de associados. Aderson ratificou seu apoio à nossa associação, o mesmo ocorrendo com os representantes da AIPS que fizeram questão de se manifestar de forma positiva ao comemorar o nascimento de mais uma entidade para ajudar a defender os interesses dos cronistas esportivos brasileiros. Gabriel Cazenaves, presidente da AIPS -América foi homenageado com a entrega de uma comenda da ABRACE que lhe foi entregue por Aderson Maia, presidente da entidade brasileira.

Como representantes da ACEISP estiveram neste Congresso o presidente Sergio Carvalho, o diretor Artur Eugenio Mathias (que é Diretor Executivo do Portal Futebol Interior) e ainda Jaercio Barbosa, primeiro secretário da ACEISP. A recepção a todos eles, por sinal, foi acima de qualquer expectativa. Todas os representantes das associações filiadas a ABRACE fizeram questão de demonstrar seu apoio a mais nova entidade brasileira de cronistas esportivos. O conhecido cronista esportivo Tatá Muniz, que mesmo filiado a ACEESP fez questão de estar presente neste Congresso da ABRACE, também foi homenageado duplamente com uma comenda que leva o nome de Fiori Gigliotti, famoso narrador de futebol que brilhou intensamente como titular da equipe esportiva da Rádio Bandeirantes. Tatá também recebeu uma comenda com o nome de seu pai, o saudoso Otavio Muniz, ex-repórter da rádio Panamericana (hoje Jovem Pan), que f oi um dos fundadores da ACEESP – Associação dos Cronistas Esportiva do Estado de São Paulo. Homenagem mais do que merecida.