Foi aberto na noite desta quinta-feira, no hotel Windsor Plaza, em Brasília, o 42º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos. A abertura foi feita por Kleiber Beltrão, presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD). O evento conta com a participação do presidente da ABRACE, Aderson Maia, e outros dirigentes de entidades de cronistas esportivos de todo o Brasil.

A Association Internationale De La Presse Sportive (AIPS) também enviou seus representantes. Entre eles, o paraguaio Gabriel Cazenave, presidente da associação nas Américas, que fez elogios a ABRACE.

“A única entidade reconhecida no Brasil é a ABRACE”, disse Cazenave, deixando claro que a ABRACE é a única entidade brasileira com reconhecimento internacional para credenciamento de cronistas esportivos.
Diretoria
A Associação de Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo (ACEISP), fundada no final do ano passado, está representada no congresso pelo presidente Sérgio Carvalho, pelo secretário-geral Jaércio Barbosa e pelo presidente do conselho consultivo Arthur Eugênio.

A criação da ACEISP foi elogiada por todos os presentes, inclusive pelo presidente ABRACE, Aderson Maia, dizendo que o interior de São Paulo é forte e que há muito tempo precisava de uma representação a altura de seus profissionais.

O congresso, que tem como foco a discussão sobre a imprensa esportiva e seu futuro, acontece pela primeira vez na capital brasileira e tem programação até o próximo sábado. Ainda nesta sexta-feira ocorre um debate sobre “A importância das entidades associativas para o jornalismo esportivo”.