Manutenção dos jogos de futebol no Estado, e no Brasil, serve para entreter a população em casa

Campinas, SP, 09/03 – A Associação dos Cronistas Esportivos do Interior do Estado de São Paulo (ACEISP) vem por meio desta, de forma oficial, confirmar sua posição de manutenção dos jogos de futebol no Estado e no Brasil, entendendo que o futebol como meio de entretenimento, pode ajudar no combate ao Vocid-19.

À tarde, o Ministério Público do Estado de são Paulo (MP-SP) pediu a parada junto ao governo de São Paulo, que só vai emitir uma posição oficial após relatório do seus órgão de saúde, baseados num parecer científico.

NOTA OFICIAL

A ACEISP – ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS ESPORTIVOS DO INTERIOR DE SÃO PAULO – representando os cronistas esportivos de todo o Estado de São Paulo e por decisão unânime de sua diretoria, resolveu emitir a seguinte nota oficial, consignando – expressamente – ser contrária a paralisação de quaisquer jogos de futebol, seja em São Paulo, seja no Brasil.

Embora não seja segredo para ninguém que o Brasil passa por uma interminável crise decorrente da pandemia do Coronavírus e de políticas equivocadas de seus gestores públicos, o futebol vem sendo praticado sob os mais rigorosos protocolos de segurança sanitária, inclusive sem a presença de público e com controle de número de profissionais da imprensa especializada.

Os gestores públicos, que não tiveram a cautela de construir hospitais, que desativaram intempestivamente hospitais de campanha e que não tiveram competência de agilizar a compra das vacinas, não podem interferir no futebol, pratica eminentemente privada e cujos dirigentes vem tomando cautelas a preservar vidas de todos os profissionais envolvidos, notadamente os cronistas esportivos, que se sentem seguros na atividade profissionais de suas atividades.

Por outro lado, a paralisação mais uma vez do futebol, sem qualquer critério científico já que o transporte público, bancos e supermercados continuam funcionando normalmente, irá ocasionar graves danos aos profissionais da imprensa esportiva, aumentando ainda mais o desemprego na categoria e liquidando de forma terminal com vários veículos de comunicação, principalmente em cidade do interior paulista.

Ademais, o futebol no Estado de São Paulo, onde todos os jogos têm opção de televisionamento, seja por veículos tradicionais de mídia, seja pela tecnologia da internet, somente tem a agregar no combate ao CONORAVÍRUS, já que estimula o cidadão comum ficar em sua casa acompanhando essas partidas.

Uma nova paralisação do futebol significa outro grave equívoco e enorme retrocesso dos gestores públicos no combate à pandemia do COVID 19.

Campinas, SP, 09 de março de 2.021.

A C E I S P
Associação dos Cronistas Esportivos
do Interior do Estado de São Paulo