Fernando Vanucci faleceu na tarde desta terça-feira, em, Barueri, mas a causa não foi divulgada

Campinas, SP, 24/11 – “Alô Você”! Este era o bordão que deixou o mineiro de Uberaba, Fernando Vanucci, conhecido nacionalmente. Vanucci, que fez muito sucesso na TV Globo nos anos 90 e que era a cara do esporte na emissora nessa época, faleceu na tarde desta terça-feira, 24, em Barueri, onde foi internado logo após tomar seu café da manhã e passar mal.

“Nossa solidariedade aos familiares do Vanucci. Em nome da Associação dos Cronistas Esportivos do Interior do Estado de São Paulo quero desejar força aos familiares que aqui ficam nesse momento difícil e esperar que Deus o receba de braços abertos”, falou o presidente da ACEISP, Sérgio Carvalho.

O ex-narrador e depois apresentador de programas esportivos, já havia passado por uma cirurgia em abril do ano passado (2019) onde colocou um marca passo, após sofrer um infarto. Nesta terça-feira, após tomar seu café da manhã e ainda não totalmente recuperado da cirurgia, começou a passar mal e às 14 horas e foi levado às pressas para o Pronto Socorro Central de Barueri. Porém, seu estado já era crítico e ele não aguentou vindo a falecer na sequência.

Carreira
Vanucci começou como radialista em sua cidade ainda aos 13 anos, seguindo depois para a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte. Depois disso começou a trabalhar na TV Globo de Minas Gerais, onde teve um certo destaque e foi chamado para apresentar um programa na TV Globo Rio, que estava dando uma nova roupagem para a emissora.

Lá teve muito destaque e ao ser cortado da lista de profissionais que viajaram para a França em 1986, quando da Copa do Mundo naquele País, se tornou o destaque da Globo, pois era o principal âncora de todos os programas e passou a ser reconhecido como o “cara” da emissora carioca. Vanucci participou de seis Copas do Mundo (1978, 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998) em sua maioria pela Vênus Platinada.

Mas, após cometer uma gafe (estava engolindo um pedaço de pão com manteiga) foi encostado por um Diretor, que, segundo ele, estava enciumado de seu sucesso. Ao não concordar com o episódio, pediu demissão e foi tentar a sorte em outras emissoras.

Fora da Globo, Vanucci trabalhou na TV Bandeirantes e depois na Record, mas lá também não se sentia bem, já que pouco podia produzir devido a grade horária da emissora. Mais uma vez pediu a conta e foi trabalhar na Rede TV.

De acordo com uma entrevista dada ao Portal UOL, Vanucci disse ter se reencontrado com a felicidade na Rede TV, já que além de respeitado tinha liberdade para trabalhar e produzir o que queria. Além disso, destacou o ambiente que era bom e o mais respeitoso possível com um imenso grau de amizade entre todos na emissora. Seu final de carreira aconteceu na Rede Brasil, já que desde 2014 ele estava trabalhando na emissora.

Vanucci faleceu aos 69 anos e deixa esposa e quatro filhos. Deixa também um Brasil mais triste, tamanho era seu carisma quando apresentava os programas esportivos.