Mudança mais significativa ficou por conta de prorrogação de mandato do atual presidente e quantidade de reeleição

Brasília, DF, 09/11 – Encerrou-se no último dia 07 o 45º Congresso de Cronistas Esportivos da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos, a Abrace. Muito produtivo, o Congresso serviu para corrigir alguns textos que causavam má interpretação do Estatuto da entidade, definir a nova cidade sede do próximo congresso e o mais importante: alterar tempo e regularizar situação de mandatos dos presidentes.

No primeiro dia os congressistas acompanharam a abertura do Congresso e já tiveram a primeira surpresa, já que pela primeira vez na história de Congressos da Abrace, um político foi convidado para fazer parte da mesa diretora do evento. Eduardo Girão, Senador do Podemos e amigo pessoal do vice Alano Maia, participou da abertura falando do apoio que tem dado aos cronistas brasileiros.

“O senhor é o primeiro político que tem acesso à mesa diretora de um evento da Abrace. Em todos os outros e neste atual, nenhum político foi convidado. Nós estamos fazendo este congresso sem nenhum recurso público e ou privado. Taí a valia maior de sua presença aqui conosco”, falou o presidente da Abrace Kleiber Beltrão.

“Eu fico muito feliz de colaborar com a classe de cronistas. Estamos aqui nestes 45 anos da Abrace e isso é uma história pra contar, muita tradição nesse trabalho heroico de todos os cronistas esportivos do Brasil. A gente aprendeu a ter carinho pela classe quando fui presidente do Fortaleza, onde pude conviver mais de perto com os cronistas esportivos”, falou o Senador.

Na pauta constava ainda a apresentação de candidaturas de cidades que gostariam de sediar o próximo Congresso. Campinas se adiantou por intermédio de Artur Eugênio, representante da ACEISP e lançou a candidatura, confirmada no dia seguinte.

Já no segundo dia, entrou em pauta o principal assunto do Congresso; a mudança do Estatuto. Depois de muita aplicação dos congressistas, em alguns momentos até exaltados, alguns textos foram corrigidos e foi definido o novo prazo de eleição para presidente da entidade, além de uma prorrogação de mais oito meses de mandato da atual estão.

Por fim, as contas da entidade foram aprovadas quase que por unanimidade, afinal apenas Tocantins se absteve de votar. Em seguida a cidade de Campinas foi confirmada, por unanimidade, como sede do 46 Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos da Abrace, que ficou definido para se realizar no mês de novembro de 2021.

Em novembro também se encerra o prazo de mandato do presidente Kleiber Beltrão, o que deixa o Congresso em Campinas mais importante ainda, pois será realizada a eleição do novo presidente para mais quatro anos de mandato à frente da Abrace.