Palavra do Presidente

ACEISP NASCEU PARA VALORIZAR NOSSO INTERIOR

Sergio-Carvalho_001_300Foi uma luta. Meses de discussões, de planejamentos, de tomadas de posição. Sabíamos que teríamos dificuldades não só para oficializarmos nossa Associação, como para fazer dela uma entidade forte, bem organizada e preparada para reunir e defender os jornalistas e radialistas esportivos do interior do Estado de São Paulo. A ideia surgiu na redação do Futebol Interior. A partir dali foi amadurecida nas conversas com cronistas esportivos de Campinas e de diversas outras cidades do nosso interior. Até que surgiu o dia da primeira reunião para que a ACEISP fosse definitivamente criada. Boa presença de futuros associados e eleição da primeira diretoria. Fui convidado e aceitei encabeçar a chapa. Passei, a partir dali, a ser o primeiro presidente desta entidade que em curto espaço de tempo se transformará numa das mais fortes de todo o País. A ACEISP nasceu para ser grande.

Para evitar criticas de possíveis inimigos, fizemos questão em tomar todas as providências ao lado do Artur, do Elcio, do Edinho para regularizar a Associação. Fizemos seu registro em cartório, conseguimos o CNPJ, definimos o local da sede e procuramos a Federação Paulista de Futebol para solicitar o reconhecimento público de nossa entidade (sem o que, nossa credencial não nos daria condições de entrar nos estádios). Tudo isso atrasou um pouco o processo, mas o objetivo foi alcançado. O último aval foi o do presidente Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF. Ele mandou toda nossa documentação para o jurídico da Federação e nós precisamos aguardar com calma a definição dos advogados da entidade. Até que, a pouco mais de uma semana, veio a decisão do presidente federacionista. Ele avalizou a presença de n ossos associados nos estádios e deixou claro que a Federação a partir dali daria todo o apoio a ACEISP.

Era o que nos faltava. Agora sim estamos regularizados como associação e reconhecidos junto a FPF. Nossa credencial é válida nos estádios e nossos companheiros jornalistas ou radialistas poderão fazer seu trabalho sem qualquer tipo de pressão. Foi uma vitória. A ACEISP agora é uma associação de cronistas esportivos reconhecida, que está pronta para exercer suas funções. A ideia não é ficar apenas na distribuição de credenciais. A ideia é mostrar que a Associação nasceu e será cada vez mais forte. Entre as suas atribuições estará também a defesa de nossos associados quando por qualquer motivo um ou vários deles forem prejudicados no desenvolvimento de seu trabalho. Também pretendemos trazer à nossa sede, personalidades do esporte para falar sobre temas de interesse do associação. Temos a ideia de organizar num futuro próximo, nosso primeiro Congresso de Cronistas Esportivos do Interior do Estado. E pretendemos também, criar no final do ano, uma festa de confraternização que irá homenagear os melhores profissionais do ano em suas respectivas funções.

Como percebem nosso projeto é amplo, é ousado. Nosso objetivo é que em até um ano, a ACEISP conte com o maior número de associados de todo o Pais, o que é bastante possível, porque nosso interior conta com o maior número de jornalistas e radialistas esportivos de qualquer Estado brasileiro. Quem lê esse texto pode até imaginar que somos sonhadores, que há certos sonhos que serão irrealizáveis. Posso garantir que não serão e que no tempo certo chegaremos lá. Tive o privilégio de ser presidente da ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo e da ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos. Tenho portanto bagagem de sobra para levar nossa entidade aos objetivos aqui expostos. Aliás, gostaria de acrescentar, que a ABRACE já oficializou nossa Associação como a única no Estado de São Paulo. Somos também vinculados a AIPS – Associação Internacional de Imprensa Esportiva e da Associação Panamericana de Cronistas Esportivos que tem sede na América do Norte.

Como disse acima, já nascemos fortes. E com o apoio de todos voces, vamos muito mais longe. Um grande abraço a todos e um pedido especial: acreditem em nosso trabalho. Se deem as mãos. Falem da ACEISP por onde andarem. Precisamos ampliar o número de associados. Com a ajuda de voces, certamente chegaremos lá em curto espaço de tempo.

SÉRGIO DE OLIVEIRA E SILVA CARVALHO
Presidente da ACEISP