Campinas, SP, 16/02 – O presidente Sérgio Carvalho, que ao lado conversa com o repórter Luiz Ceará, parabeniza a todos os repórteres, esportivos ou não, pela dia de hoje, o “Dia Nacional do Repórter”. Comemorado no dia 16 de fevereiro, a data presta uma justa homenagem àqueles que levam ao ouvinte, telespectador, internauta ou simples leitor, as informações e os fatos de interesse público. No passado a função era para aqueles que somente após passar pela faculdade podia exercer a profissão, porém, hoje é permitida para aqueles que possuem o registro de classe por tempo de serviço.

A meta principal do repórter é cumprir as pautas com investigação profunda dos fatos realizando entrevistas ou produzindo textos explicativos, sempre com imparcialidade para quem vai receber a notícia. No esporte o repórter faz a mesma coisa e leva a informação para quem o acompanha nos mais variados esportes, mas especialmente no futebol que é principal esporte do País.

O cargo de repórter está presente em todas as áreas da comunicação social, seja na televisão, rádio, internet ou jornalismo impresso. A figura do repórter é imprescindível para a produção de conteúdos apurados e com qualidade profissional.

“Fui e sou repórter até hoje com muito orgulho. Passei por jornal impresso, rádio, televisão e internet. Acompanhei as mudanças das mídias e me sinto orgulhoso de ser um repórter. Como presidente de uma associação voltada para o jornalismo esportivo, só tenho que parabenizar a todos os repórteres do País, que levam a informação e os fatos de tudo que acontece. Sabemos que existem várias linhas a serem seguidas no jornalismo, mas independente da escolhida ela tem que ser feita com sobriedade, porque o repórter, aquele que é responsável pela apuração da notícia, pode influenciar uma multidão. Olha o tamanho da importância de um repórter”, falou Sérgio Carvalho, presidente da ACEISP.