Rio de Janeiro, RJ, 16/05 – Com o início dos Campeonatos Brasileiros das Séries A, B e C, a Confederação Brasileira de Futebol destacou algumas mudanças nas diretrizes técnicas para as competições. Com algumas alterações em relação ao anos de 2016, a CBF prevê uma organização maior entre os envolvidos diretamente na realização dos jogos.

Para o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, as adequações são necessárias para uma melhoria no espetáculo.

“É muito importante a gente poder colocar todo mundo que faz acontecer a Série A e a Série B em um ambiente, para poder discutir as questões que enfrentam no dia a dia nas operações de jogo. O evento é para o bem do produto, do Campeonato Brasileiro. A gente quer que o valor desse produto cresça se fortaleça, e que isso resulte em qualidade do espetáculo e ganho financeiro para os clubes”, afirmou.

CONFIRA ABAIXO O QUE MUDOU EM RELAÇÃO AO BRASILEIRÃO 2016:

Protocolo de Imprensa:
– Os veículos de imprensa deverão se cadastrar através do site http//credencial.cbf.com.br/competicao. Para contato, há, também, os e-mails credenciamentoseriea@cbf.com.br e credenciamentoserieb@cbf.com.br.
– O cadastramento para os jogos em dias de sábado, domingo e segunda deverá ser realizado até às 19h da quinta-feira anterior às partidas. Após este horário, não serão aceitos novos cadastramentos.
– O cadastramento para os jogos em dias de quarta-feiras será realizado até às 19h da segunda-feira anterior. Após este horário, não serão aceitos novos cadastramentos.
– Só poderão ser cadastrados profissionais que possuem carteiras emitidas pelas entidades Arfoc, ABCD, Aceb, Abrace etc. Os profissionais cadastrados devem representar algum veículo e imprensa, seja rádio, jornal ou emissora de TV.
– Clube mandante tem direito a três prepostos para trabalhar durante o jogo, sendo um fotógrafo, um cinegrafista com câmera de porte pequeno e um profissional de escrita. Assessores de Imprensa não poderão mais ficar atrás das traves. Os profissionais só poderão utilizar camisas dos clubes que não sejam de jogo.
– Clube visitante também tem direito a três prepostos em campo, seguindo as mesmas regras do time mandante.

Vestuário da Imprensa:
– Além de calçado fechado, camisa com mangas, camisa que não seja de clube, calça comprida e boné sem propaganda comercial, já cobrados em 2016, a partir de 2017 os profissionais de imprensa também poderão utilizar bermuda cargo em uma única cor, seja ela de cor preta, bege ou marrom.

Protocolo de Campo:
– A partir deste ano, cada time poderá entrar com 44 crianças. Essas crianças deverão ter, no máximo, 12 anos de idade e até 1,40m de altura.
– Se o clube for entrar com alguma faixa, não poderá entrar com as crianças.
– A entrada de crianças especiais deverá ser solicitada até 72 horas antes da partida.

Ações de Campo:
– A solicitação para realização de ações de campo, como líderes de torcida, mascote entre outras deverá ser feita apenas uma vez, com o clube indicando todos os jogos em que serão realizadas as ações.

Assessores de Imprensa:
– Não será mais permitida a presença de assessores de imprensa em campo durante os jogos.
– Um assessor de imprensa poderá se dirigir ao loca externo do campo de jogo aos 40 minutos do primeiro tempo para levar a camisa e saber qual atleta foi escolhido para conceder entrevista à TV.
– Dois assessores de imprensa poderão se dirigir à área externa do campo de jogo aos 40 minutos do segundo tempo. Um assessor para levar a camisa e saber qual atleta foi escolhido para conceder entrevista à TV. O outro assessor para organizar as entrevistas com os jornalistas que estarão ao aguardo da passagem dos atletas.
– O assessor de Imprensa não precisará adentrar o campo de jogo para buscar o atleta a ser entrevistado.